Maio Amarelo – 5 Dicas de Primeiros Socorros
Por causa do isolamento social, estamos passando muito mais tempo em nossas casas, e isso aumenta o risco de acidentes domésticos.
Pensando sempre na segurança em primeiro lugar, nós da Marca Seguros trazemos para você dicas para realizar os primeiros socorros dos 5 acidentes domésticos mais comuns no Brasil.
Queimaduras:
As queimaduras podem surgir devido à exposição ao calor, como água fervente, por exemplo. As ações imediatas deve incluir:
- Colocar a região afetada debaixo de água fria por 15 minutos;
- Evitar esfregar qualquer tipo de produto, como manteiga ou óleo;
- Não furar as bolhas que podem surgir na pele queimada.
Cortes:
Os cortes podem ser provocados por objetos cortantes, como faca ou tesoura, assim como objetos perfurantes, como pregos ou agulhas, por exemplo. Os primeiros socorros incluem:
- Fazer pressão sobre o local com um pano limpo;
- Lavar a região com soro fisiológico ou com água e sabão, após estancar a hemorragia;
- Cobrir o ferimento com um curativo esterilizado;
- Ir ao pronto-socorro, caso precise levar pontos, continue sangrando ou tenha perfurado a pele, para avaliar a necessidade de anti-tetânica.
Choque elétrico
Os choques elétricos são mais frequentes em crianças, no entanto, também podem acontecer ao utilizar um aparelho doméstico em mau estado, por exemplo. O que se deve fazer nestes casos é:
- Desligar o quadro geral de energia;
- Afastar a vítima da fonte elétrica utilizando objetos de madeira, plástico ou borracha;
- Deitar a vítima para evitar quedas e fraturas após o choque elétrico;
- Se houver perda de consciência (desmaio), chamar o serviço 192 (SAMU), ou ir imediatamente ao pronto-socorro.
Quedas
As quedas, geralmente, acontecem quando se tropeça em tapetes ou se escorrega no chão molhado. Podem acontecer quando se anda de bicicleta, skate ou patinete ou ao subir uma cadeira ou escada. Os primeiros socorros para quedas incluem:
- Acalmar a vítima e observar a presença de fraturas ou sangramentos;
- Lavar e aplicar gelo sobre a região afetada.
- Se a pessoa cair de cabeça, apresentar sangramento excessivo, fraturar um osso ou tiver sintomas como vômitos, tonturas ou desmaio, deve-se chamar uma ambulância, ligando para o 192 (SAMU), ou ir imediatamente ao pronto-socorro.
Engasgo
O engasgo leva a asfixia, que é a impossibilidade de respirar, e normalmente é provocada por alimentos mal mastigados ou ingestão de pequenos objetos. Sem conseguir respirar ou falar, a vítima pode ser salva se o primeiro socorro for feito imediatamente. A manobra de Heimlich é a realização de uma pressão abrupta no tórax com o objetivo de expelir o objeto que ficou preso na garganta. Ele varia com a idade da vítima.
Para crianças de até 7 anos:
Para crianças acima de 7 anos, adultos ou idosos:
Nossos textos sobre saúde são revisados pelo no médico parceiro Dr Alexandre Ghelman.