Separamos as principais informações postadas sobre o coronavírus e fomos conferir se são verdade ou não. Vem ler!
Encomendas e plástico-bolha contaminados da China.
É FAKE! O vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal. Como o tempo de translado desses produtos é maior que isso, não há evidências do coronavírus ser transmitido por essas vias.
O tratamento é o mesmo que o de uma gripe.
É VERDADE! Como não existem medicações específicas, somente os sintomas são tratados, que são os mesmos de uma gripe: repouso, ingestão de líquidos, antitérmicos e analgésicos.
O tratamento do coronavírus se difere do da gripe em relação aos cuidados especiais para evitar a disseminação do vírus, e por isso é importante procurar ajuda médica especializada em casos de suspeita.
Chás e outras receitas para prevenir o coronavírus
É FAKE! Até o momento não existe nenhum remédio, chá ou vacina capaz de previnir ou combater o coronavírus.
O calor mata o Coronavírus
É FAKE! O calor não mata o vírus, mas faz com ele se desidrate mais rápido quando fora do corpo humano, em temperaturas maiores que 30º.
Mesmo se desidratando mais rápido, o vírus ainda pode causar infecção por bastante tempo, por isso é importante não descuidar da prevenção nos dias mais quentes.
Álcool em gel não é eficaz contra o coronavírus
É FAKE! Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ) o álcool em gel 70% é sim eficaz. Essa concentração de etanol propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo
O CFQ também lembra que lavar as mãos com água e sabão são tão eficazes quanto o uso do álcool 70%.
Tem dúvida sobre alguma notícia relacionada à saúde?
Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não é um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.