Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (ou Seguro E&O):
Compreenda seu Funcionamento e Importância
O seguro de Responsabilidade Civil Profissional, também chamado de seguro E&O, tem como objetivo principal proteger o segurado contra danos e prejuízos decorrentes de falhas no exercício de sua profissão
Em qualquer profissão, estamos sujeitos a cometer erros. Se se esses erros eventuais são prejudiciais para uma empresa, quando se trata de profissionais liberais podem resultar em custos ainda mais significativos para os negócios.
Por essa razão, o seguro E&O ganhou tanta importância, pois permite a continuidade das operações sem que as despesas com indenizações e custos processuais afetem o capital do profissional ou o fluxo de caixa da empresa.
A seguir, explicaremos quem pode contratar o seguro E&O e como funciona sua apólice. Continue lendo!
Funcionamento do seguro
O seguro E&O pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, com o objetivo de proteger os profissionais contra reclamações decorrentes de erros e omissões nos serviços prestados.
Na prática, o risco é transferido para uma apólice de seguros. Quando acionada, a seguradora reembolsa os danos causados a terceiros. Esses erros podem ocorrer devido a negligência, imprudência, imperícia ou qualquer outro tipo de falha culposa do segurado.
O valor da apólice, geralmente, é acessível. No entanto, devido à natureza abrangente desse tema, ao contratar o seguro é necessário avaliar as especificidades da profissão. E por isso o trabalho com a corretora é importante, somente uma análise minuciosa dos potenciais riscos permitirá obter a melhor cobertura para cada caso, protegendo o patrimônio do segurado.
Quem pode contratar e quais danos são cobertos
O seguro E&O se consolidou principalmente nas áreas de engenharia, direito, saúde, contabilidade e empresas credenciadas de vistoria (ECV). No entanto, uma variedade de profissionais pode se beneficiar dessa proteção, incluindo arquitetos, administradores, auditores, agências de viagem, dentistas, profissionais de TI, consultores e escolas.
Consequentemente, a cobertura prevista no contrato também é bastante abrangente e vai variar conforme a apólice contratada. Veja alguns exemplos:
Falhas de supervisão ou erros de gestão (no caso de pessoas jurídicas em relação ao exercício da profissão pela pessoa física a ela vinculada, por contrato ou CLT);
- Violação de direitos autorais;
- Perda, extravio, furto ou roubo de dados de clientes;
- Quebra de sigilo profissional;
- Especificações, registros ou informações incorretas;
- Resultados abaixo do esperado;
- Atraso nas entregas;
- Perdas financeiras (inclusive lucros cessantes de terceiros, resultantes de atos danosos cometidos pelo segurado no exercício de suas atividades profissionais);
- Danos materiais, corporais e morais a terceiros;
- Despesas de defesa;
Esteja pronto para lidar com imprevistos
Há coisas que fogem do nosso controle. Combinamos nossa experiência em análise de riscos e amplo conhecimento dos produtos disponíveis no mercado para fazer a melhor escolha para o seu negócio. Estamos prontos para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia eficaz de gestão de riscos e proteger sua empresa e seus profissionais.
Envie uma mensagem e nossos consultores terão o prazer de fornecer uma explicação detalhada sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.